Curso de produção, lançamento de discos, gravação de clipes e interação da música atual com as mídias digitais

São seis encontros – dias 21, 23, 29 e 31 de Julho – 5 e 7 de Agosto – na unidade do SESC Belenzinho

compartilho com os participantes como administro atualmente minha carreira e viabilizo financeiramente os lançamentos de meus álbuns, abordando temas como a produção e lançamento de discos, a utilização de tecnologias de fácil implementação, distribuição física e digital, gravação de clipes e interação da música atual com as mídias e redes sociais.

Participam desta oficina, o cineasta e designer Binho Miranda, que aliás assina esse site 🙂 e vai expor suas experiências e estratégias recentes como criador de sites para bandas e também a arquiteta e cantora Julia Valiengo (Trupe Chá de Boldo), que traz sua expertise de co-direção de videoclipes do Frito Sampler, em parceria com Tatá.

De 22/7 a 7/8. Quartas e sextas, das 19h às 22h.

Duração: 6 encontros. 20 vagas. 1º Pavimento.

Maiores detalhes no link abaixo – Inscrições gratuítas

http://www.sescsp.org.br/aulas/66239_PRODUCAO+MUSICAL

Programa do Curso

I – Como viver de música nos dias de hoje – Participação de Binho Miranda – dia 22 de Julho

Tatá conta como administra os lançamentos dos seus discos e como seus projetos se tornaram financeiramente viáveis. O designer e cineasta Binho Miranda, participa contando suas experiências e estratégias recentes, como criador de sites para bandas e artistas.

1 – A experiência com selos

Tatá conta sobre sua parceria, experiências e aprendizados junto ao selo Phonobase e Reco Head no lançamento dos discos “Freak To Meet You (2004), Onda Híbrida Ressonante (2004), “Pareço Moderno” – Cérebro Eletrônico (2008), “Terrorist!?” – Jumbo Elektro (2009) e Deus e o Diabo no Liquidificador (2010) e dois discos lançados totalmente independentes: Tatá Aeroplano (2012) e Vamos Pro Quarto (2014)

2 – Importância de ter o próprio site e divulgação nas redes socias

Para essa segunda parte do Workshop, Tatá também contará com a participação de Binho Miranda, que atualmente desenvolve sites para artistas, bem como assessora algumas bandas na divulgação via redes sociais

3 – Interação dos novos artistas com a mídia digital e redes sociais

Tatá conta alguns cases de como alguns alguns artistas da nova geração trabalham com as mídias digitais e redes sociais. A importância dos Blogs e jornalistas que trabalham nos sites de conteúdo cultural.

II – A importância dos sites – Participação de Binho Miranda – dia 24 de Julho

Nesse dia Tatá mostra como se organizou financeiramente para viabilizar o lançamento dos seus últimos discos contando experiências vividas com o lançamento dos seus três últimos discos. Binho Miranda participa também contando como planejou o site de Tatá para cada um desses lançamentos

 1 –Disco Tatá Aeroplano (2012)
No lançamento do seu primeiro álbum solo. Tatá conta como conseguiu cuidar de todo lançamento, como distribui e trabalhou o disco e como conseguiu se organizar financeiramente para que o disco gerasse receita para gravar seu segundo disco. Tatá conta como é sua relação junto ao mercado fonográfico atual e como é fundamental nos dias de hoje um artista ter seu próprio site.

2- Disco “Vamos Pro Quarto” (2013)

Para o lançamento do quarto disco do Cérebro Eletrônico, Tatá conta como está trabalhando a distribuição do disco e quais mecanismos mais adequados hoje para divulgar e trabalhar o lançamento de um álbum nos dias de hoje.

3- Disco “Na Loucura & Na Lucidez” (2014)

Com o lançamento do álbum “Na Loucura & Na Lucidez”, Tatá aperfeiçoou a distribuição e principalmente o contato direto com quem acompanha seu trabalho principalmente alimentando constantemente seu site com informações e através de newsletters bimestrais e um mailing que cresce a cada lançamento.

Exibição de planilhas contendo dados de vendas diretas pelo site, distribuição digital e em lojas

III – A parte pé no chão – Burocras necessárias – Dia 29 de Julho

Nesse dia Tatá mostra passo a passo como trabalha seus discos depois do lançamento.

A importância de tocar em lugares diversos com estruturas diferentes. Casa de shows, festivais, apresentações nas unidades do SESC, projetos especais, como fatores fundamentais de formação de público e circulação. Para isso, mostrará as tours de alguns de seus discos, lugares que se apresentou e feedbacks dessas experiências.

Nesse dia Tatá abordará questões mais técnicas envolvendo lançamento de um disco como:

gerar ISRC

editoras

sociedades arrecadadoras

 

IV – Bastidores das Gravações do Disco “Vamos Pro Quarto” – Cérebro Eletrônico – Dia 31 de Julho

 Tatá Aeroplano conta como nasceu o quarto disco da banda Cérebro Eletrônico!

O álbum foi criado e composto coletivamente durante três dias numa imersão num sitio no interior de São Paulo.

1- Imersão no sitio – A Banda passou três dias compondo coletivamente

Através de áudios e vídeos, Tatá fala sobre o processo criativo da banda nesse dias de imersão.

2- Gravação do disco no estúdio Submarino Fantástico

Do Sitio para São Paulo. Através de vídeos e áudios. Tatá conta como o disco foi gravado e produzido no estúdio Submarino Fantástico nos meses de Abril e Maio de 2013, bem como conta fatos curiosos que aconteceram durante a gravação do disco.

3 – Show do disco “Vamos Pro Quarto”

A banda começou a incorporar personagens já na imersão feita no sitio. Durante a gravação do disco no estúdio Submarino Fantástico, cada integrante foi encontrando e desenvolvendo seu personagem. Tudo isso está muito presente no show do disco “Vamos Pro Quarto”. Tatá nesse show troca de figurino 8 vezes e contará como o show tomou essa dimensão performática e como incorporaram elementos cênicos e cinematográficos para esse show.

V – Bastidores das Gravações do Disco “Aladins Bakunins” – Frito Sampler – Dia 05 de Agosto

Tatá Aeroplano conta como nasceu o disco do seu heterônimo, Frito Sampler, que era vocalista da banda Jumbo Elektro e como foi importante, Tatá produzir e gravar em parceria com Junior Boca, a trilha sonora do longa metragem “De Menor para viabilizar a gravação do disco do Frito Sampler, que é um personagem totalmente diferente do Tatá Aeroplano que canta numa língua inexistente.

A importância do cinema e da literatura no desenvolvimento desse personagem.

O disco Aladins Bakunins será lançado no final de junho, e Tatá poderá compartilhar experiências do lançamento com o público presente.

Esse álbum também foi gravado no estúdio Submarino Fantástico, em parceria com o produtor e músico Otavio Carvalho. Tatá falará do custo do total do disco e de como trabalhará para obter retorno financeiro do que investiu no disco.

VI – Bastidores das gravações dos clipes “Te Desejo Mas Te Refuto” e “Par de Tapas Que Doeu Em Mim”, canções presentes no álbum Tatá Aeroplano 2012 

Histórias e lendas dos clipes “Frank Black Meeting Calling Days” e “Ladies, Soldies and Fantasys”, músicas do disco “Aladins Bakunis” do Frito Sampler 

Dia 07 de Agosto – Participação de Julia Valiengo

Nesse dia Tatá conta suas experiências recentes como diretor dos dois clipes do Frito Sampler, bem como conta um pouco do processo de gravação e produção desses dois videos, dirigidos em parceria com a Julia Valiengo.

Os dois clipes do Frito Sampler foram editados por Tatá, que praticamente não gastou nada com os vídeos gravados no sítio da família na vila do Passa Três em Tuiuti, amigos e parentes participaram das filmagens.

Para esse dia Tatá contará com a participação de Julia Valiengo para falar a respeito desse processo.

Exibição dos clipes!

Um pouco mais sobre os palestrantes que me acompanharão no curso

Binho Miranda 

Designer, diretor de arte e video maker. 16 anos de experiência no mercado. Tem a caligrafia ruim mas o ouvido muito bom. Trabalhando com diversos músicos na realização de websites, capas de disco e vídeos, adquiriu sólido conhecimento no mercado, principalmente no que tange a comunicação das bandas com seu público.

Alguns de seus trabalhos foram realizados junto às bandas: Cérebro Eletrônico, Trupe Chá de Boldo, Leptospirose, Mukeka Di Rato, Os Pedreiros, Porcas Borboletas, além dos artístas Tatá Aeroplano, Fábio Mozine, Juliano Gauche, João Gordo e Rosa Passos.

Julia Valiengo – Carga Horário – 3h

compositora, cantora e designer. Integra a banda Trupe Chá de Boldo, que recentemente lançou o álbum “Presente”. Julia assina em parceria com Gustavo Galo e Paulo César Carvalho, a canção “Na Garrafa” e é parceira de Tatá Aeroplano em “Cine Espacial”.

Como designer produziu a capa e o encarte do álbum “Aladins Bakunins” do Frito Sampler, bem como divide autoria de duas canções nesse disco com Tatá e dirigiu dois clipes do projeto “Frito” com Aeroplano.

Local
SESC Belenzinho, Rua Padre Adelino, 1.000, Belenzinho
Dia
22/05/2016
Hora
7:00 pm
Endereço
São Paulo, SP – Brasil